3 de abril de 2019

Como ser vegetariano? Parar de comer carne de uma vez ou comer um ‘franguinho’ às vezes?

Se você está pensando em virar vegetariano, ou até já começou mas ainda não sustentou essa ideia, fique tranquilo que vamos falar por onde começar e o que fazer hoje.

Ser vegetariano deixou de ser algo tão anormal e distante, diferente de anos atrás. Só no Brasil 30 milhões são vegetarianos (IBOPE, abril, 2018)

Como ser vegetariano: Por onde começar?

Primeiro de TUDO pense em um REAL motivo que te faz querer em ser vegetariano.

Você gosta tanto dos animais e tem compaixão ou é questão de saúde e uma vida mais saudável? Ou pode ser a questão ambiental ou até mesmo a perda de peso (há controvérsias) ou até o motivo seja economia de dinheiro.

Qual o benefício (além de poupar vidas) que você vai ter em ser vegetariano? Depois que abrir sua mente sobre o porquê ser vegetariano, vamos ver os passos para começar, de fato a ser.

1º) Seja vegetariano uma vez na semana

Uma boa maneira de começar a ser vegetariano é ser semivegetariano ou flexitariano (come carne de vez em quando). Do latim quer dizer ‘Ir aos poucos’ (joke).

Sendo assim, você pode começar eliminando a carne pelo menos 1x na semana, segunda-feira por exemplo. Um simples passo é o DESAFIO Segunda Sem Carne. Eu participei e garanto que não foi um sacrifício.

Segunda-feira é o dia para iniciar coisas novas (é quase uma tradição isso). E não só no Brasil mas no mundo todo. Sem contar que final de semana é quando acontece a maioria dos churrascos na laje rsrs. Pensando assim, segunda é um dia mais fácil pra ter uma alimentação mais leve.

Veja sugestões para seu almoço da sua Segunda sem carne e experimente apenas 1 dia pra começar! Vai ver que a carne não vai fazer falta :p


2º) Saiba Como Substituir A Carne

Uma dúvida frequente é saber os alimentos que substituem a carne. Saber o que colocar no lugar da carne para garantir a proteína é a primeira pergunta que me fazem. Especialista ressalta que é possível substituir a carne por feijão. Veja mais abaixo informações sobre isso.

Eu poderia dizer vários conhecimentos que acumulei durante o meu processo (posso falar sobre isso aqui se pedirem). Porém, ninguém melhor para falar de nutrição do que o próprio médico (capacitado de verdade) e autor conceituado.

Respondendo diretamente o que colocar no lugar da carne, veja o que diz o Dr. Eric Slywitch:

‘Se tornar vegetariano, é extremamente simples, pois basta trocar 100g de carne (que é o máximo preconizado por diversas diretrizes internacionais) por uma concha de feijão.

A substituição fornece as mesmas 190 kcal. Mas, nessa troca, ganhamos fibras, ferro e cálcio, além de reduzir o teor de gordura total, saturada e conservantes. Isso se a carne não for de churrasco, pois se preparada a temperaturas elevadas ainda teremos a formação de diversas substâncias comprovadamente cancerígenas.

E o que costuma acontecer é que ao retirar a carne a pessoa tende a se preocupar também com os demais alimentos que come. Com isso, o padrão alimentar tende a mudar e melhorar. Não é à toa que estudos mostram que a alimentação do vegetariano costuma ser mais diversificada e mais saudável que a de onívoros.’

Viu como é mais simples do que imaginava ser vegetariana?

Sério! Além de você descobrir que consegue fazer as receitas que sempre gostou sem carne, um novo mundo vai se abrir e vai querer experimentar coisas novas.

Vai descobrir alimentos que nem conhecia e vai se adaptar ao vegetarianismo simples. Falo isso por experiência própria. Eu não conhecia nem ervilha sem ser de lata. Pra mim crescia na lata mesmo (menos né).

Ah! E quando estiver cozinhando,aproveite o momento. Coloque uma boa música (playlist no Spotify) e aproveite o momento que talvez vocênunca teve na cozinha.

Tente esta Receita simples de strogonoff veg pra quem nunca cozinhou. |Dica extra| Use a cabeça’ e já deixe pronto pra marmita e não gaste seu rico dinheirinho na rua todos os dias (#economia).

RECEITA SEM CARNE PARA COMEÇAR A SER VEGETARIANO

strogonoff vegetariano

3º) Assista Filmes

Agora que já sabe a base e uma maneira simples de substituir a carne (com o que já tem em casa) você precisa conhecer algumas informações que esconderam de você (e de todos nós) durante muito tempo.

Vou sugerir 2 filmes com pegadas diferentes. Mesmo que não sejam ‘filmes vegetarianos’ me fez pensar muito sobre meus hábitos e minhas dores de cabeça por exemplo.

As vezes o nosso corpo tá tão bichado e a gente ainda acha normal, e assim vai. Sempre uma dor de cabeça aqui, uma rinite ali e enfim, afirmamos ‘coisas do mundo moderno’. Pelo menos comece a prestar atenção em você.

Sugestões de filmes:

Gordo, Doente e Quase Morto
Cowspiracy

Esses documentários são exemplos de conscientização (nada chatos) e de fácil acesso que encontra na Netflix ou Youtube. Também tem mais opções de filmes para assistir com a família.

data-full-width-responsive="true">

Digo que depois que assistir, como resultado você vai pensar: como não sabia disso antes? Hoje em dia a gente tem mais informação, porém muitas vezes somos tão ignorantes a ponto de ignorar.

Como aqueles cursos que dizem ‘‘Imagina você aprendendo inglês com sua série favorita’’ Então… agora é hora de aprender sobre seu meio, o que come e o que você permite entrar no seu corpo.

Não fique adiando essas informações. Quanto mais cedo souber melhor para não ficar alienado.

Tá! Mas e agora, Brasil? Será que vou conseguir?

Ser vegetariano não é algo de outro planeta.

Quem escolhe retirar a carne do cardápio tem muitas opções gostosas e saudáveis portanto a decisão é só sua. E quanto tempo você vai demorar para chegar ao ponto de dizer: ‘pronto, finalmente eu não como mais carne, sou vegetariana’ – é você quem vai trilhar.

Portanto honey, observe esse primeiro mês e responda para você: O que eu ganhei (e ajudei) com ‘isso’?

Teve mais disposição, possibilidades, empatia, mais amor? O que eu aprendi? Aprendi receitas, informações do mundo, novidades…? Soube aproveitar as coisas naturais que Deus me deu? Comi uma fruta diferente, experimentei um tempero indiano… e por aí vai.

A mudança para se tornar vegetariano, pode ser de uma hora para outra mas também pode ser aos poucos.

Uma coisa é certa > Ninguém tem nada a ver com isso (e tem ao mesmo tempo). O tempo está correndo.


Acredito ter respondido muitas dúvidas e foi um post bem completo, mas espero poder te ajudar ainda de alguma forma. Mande uma mensagem privada se precisar.

Último conselho depois dessas informações:

SÓ COMECE!


Agora você sabe ser possível viver sem carne. Saiba mais COMO SUSBSTITUIR A CARNE – Post completo sobre isso AQUI.

Escrito por: Mara Aline

Você também vai gostar

    Salpicão Vegano na Cestinha
    Batata Rosti ou Batata Suíça
    Molho de Cogumelo Vegan 100%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.